Refletindo

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças e idosos. Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender." (Brigitte Bardot)



sábado, 14 de maio de 2011

Estratégias

  • Concurso entre as salas para a criação de um mascote para o projeto feito com sucata;
  • Concurso entre os alunos para a escolha do nome do mascote, com a participação dos pais e distribuição de brindes entre os vencedores;
  • Conversação, debate, pesquisa e atividades que conscientizem as crianças sobre os cuidados com os animais domésticos apresentando noções de posse responsável e combatendo atos de maus tratos e crueldades contra os animais;
  • Leitura do livro: Vira Lata, de Stephen Michael King, da Editora Brinque Book;
  • Confecção do livro pelas crianças;
  • Confecção do personagem com fantoche, dobradura, sucata;
  • Confecção de cartazes pelas crianças com mensagens em favor da posse responsável e contra abusos e crueldade contra os animais;

  • Dramatização de histórias relativas ao tema;
  • Contação de história relativa ao tema pela Prof.ª Mirian;
  • Passeata no bairro com faixas, cartazes e máscaras apresentando o projeto;
  • Exposição na EMEI e no comércio local de cartazes com mensagens sobre posse responsável, contra maus tratos, crueldade e legislação vigente;
  • Distribuição de panfletos pelo bairro divulgando noções de posse responsável e contra atos de crueldade e abandono de animais domésticos, divulgando ainda as campanhas de castração e adoção do município;
  • Palestra para os pais e a comunidade em geral sobre posse responsável pelos funcionários do Centro de Zoonoses da cidade;
  • Palestra para os pais e a comunidade em geral pela Polícia Militar Ambiental, através do Projeto Beija Flor, desenvolvido pela mesma;
  • Campanha promocional com renda revertida para a castração de 05 animais do bairro, pertencentes a famílias de baixa renda;
  • Exibição do filme: “Fulaninho, o cão que ninguém queria” do Instituto Nina Rosa;
  • Concurso cultural com distribuição de prêmios para a escolha do desenho e da frase que mais ilustre os objetivos do projeto;
  • Criação de uma patrulha “Eu sou amigo dos bichos” com ações desenvolvidas pelos próprios alunos conscientizando familiares e vizinhos acerca dos cuidados com os animais domésticos.
  • Elaboração de uma carta pelos alunos do Jardim II, com o professor desempenhando o papel de escriba, endereçada ao Sr. Prefeito e aos Vereadores solicitando que tratem com mais carinho e atenção assuntos relacionados ao bem estar dos animais;

Nenhum comentário:

Postar um comentário